segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Mulheres, instrumentos e Rock n’ Roll


A cada dia que passa, as mulheres têm se superado ainda mais e deixando os homens de queixo caído. Principalmente quando se trata de instrumentos e Rock n’ Roll.
Desde os anos 80, a quantidade de mulheres que têm banda desse estilo apenas aumentou. E adivinha? Está dando certo. 
Uma banda é geralmente composta por três instrumentos base: Guitarra elétrica, bateria e baixo.

Guitarra elétrica: é um instrumento musical cujo som é sempre amplificado eletronicamente. Seu  som é produzido manualmente pela vibração das cordas como no violão, porém é transformado em sinal elétrico devido a ação de captadores magnéticos (na maioria dos modelos). Os sinais elétricos podem ser simplesmente amplificados e emitidos por um alto-falante que converte os sinais elétricos em ondas sonoras, ou pode ser modificado antes de ser novamente convertido em som pelo alto-falante.
Por sua potência sonora e pela possibilidade de alteração eletrônica de diversas características de seu timbre, as guitarras elétricas são utilizadas principalmente no rock, música pop, blues e jazz, podendo ser encontradas ainda em outros gêneros musicais.
Podem-se dividir as guitarras elétricas em dois modelos básicos: Guitarras Maciças e Guitarras Semi-acústicas.
Um bom exemplo de guitarrista é a Joan Jett, que nasceu em 1958 e é uma das figuras femininas mais importantes da história do rock. Era guitarrista da banda de rock n’ roll, The Runaways(que é composta apenas de mulheres).
Uma outra grande guitarrista, e também cantora, é a  Joni Mitchell.


 

 Bateria: é um conjunto de tambores (de diversos tamanhos e timbres) e de pratos colocados de forma conveniente com a intenção de serem percutidos por um único músico, geralmente, com o auxílio de um par de baquetas, vassourinhas ou bilros, embora no caso de alguns executantes, possam também ser usadas as próprias mãos.

Seu peso varia de 40 a 70 KG. Não existe um padrão exato sobre como deve ser montado o conjunto dos elementos de uma bateria, sendo que, o estilo musical é por muitos, indicado como uma das maiores influências perante o baterista no que respeita à disposição dos elementos, sendo que, a preferência pessoal do músico ou as suas condições financeiras ou logísticas.

Um exemplo de baterista, que foi muito bem sucedida, é a Sandy West(10 de julho de 195921 de outubro de 2006), também da banda The Runaways.

 Baixo:

- Baixo acústico: Versão mais compacta do contrabaixo, similar a uma guitarra (violão) clássica bem grande, e seu desempenho é na mesma postura da guitarra acústica, onde o músico permanece com o baixo acústico descansando sobre suas pernas na posição horizontal e o músico sentado.

- Baixo elétrico: O contrabaixo ou baixo elétrico, que pode ser encontrado na maioria das bandas de rock, pop, jazz progressivo; possui corpo sólido e captadores para amplificar o seu som. O baixo elétrico é um instrumento relativamente novo em comparação ao baixo acústico. Lançado no fim de 1951, a criação de Leo Fender ajudou a resolver muitos problemas dos baixistas existentes até então. O mais revolucionário instrumento musical do século XX foi inspirado na guitarra elétrica Telecaster. Fender batizou o primeiro baixo elétrico de Precision.

Para falar de baixistas, podemos citar a linda e querida Micki Steele, que tocou na banda The Runaways, na banda The Bangles e em outras também. 

 

Gabriela Ribeiro, galera #DeuZebra

2 comentários: