sábado, 20 de novembro de 2010

Cartas para Julieta


O filme “Cartas para Julieta” conta a história de uma garota chamada Sophie, que está noiva e para passar mais tempo com o noivo antes do casamento, vai para Verona, na Itália e lá, descobre um lugar aonde mulheres de todos os cantos do mundo vão para escrever sobre seus amores, pedindo ajuda para Julieta (da história Romeu e Julieta) e as cartas são respondidas pelas ‘Secretárias de Julieta’, mulheres comuns, cidadãs de Verona. Sophie encontra uma carta que foi escrita há cinqüenta anos e se acha no dever de responder. Depois de respondida, a carta chega ao seu destino, Claire.


Ao receber a carta, essa senhora volta a Verona para procurar seu amado. E assim, Sophie, Claire e seu neto saem em uma grande “aventura” em busca do amor verdadeiro.

Mas o que eu tenho para dizer não é sobre o filme em si, mas sim, sobre a carta que Sophie escreve para Claire, que dizia:

“Querida Claire,

‘E’ e ‘se’ são duas palavras tão inofensivas quanto as palavras podem ser. Mas coloque-as junto, lado a lado e elas têm o poder de perseguir você pelo resto de sua vida. E se? E se? E se?

Não sei como sua história terminou, mas se o que você sentia então, era amor verdadeiro, então nunca é tarde demais. Se era verdadeiro, então por que não seria agora? Você só precisa ter coragem de seguir seu coração.

Não sei como é um amor como o de Julieta, um amor pelo qual deixamos entes queridos, um amor pelo qual cruzamos oceanos... Mas quero acreditar que, se um dia eu sentisse esse amor, teria coragem de agarrá-lo. E, Claire, se você não o fez, espero que um dia faça.

Com amor, Julieta.”



Nunca é tarde para correr atrás de um amor verdadeiro, nunca é tarde para voltar atrás ou recomeçar. Nunca é tarde para amar e ser amado. Nunca é tarde para o amor.

A vida nem sempre é como queremos. Cada percurso, cada estrada, cada obstáculo, cada pequena coisa.

Amar não é uma coisa fácil. Mas quando falamos de amor verdadeiro, aquele que nos faz sentir bem, aquele que nos faz sorrir todos os dias e nos faz querer compartilhar cada coisa e cada conhecimento com quem amamos, aquele que nos faz querer estar com aquela pessoa cada minuto, é a coisa mais bonita que existe e o que todos desejam ter um dia.

É esse amor que nos faz querer viver, que nos faz ter um motivo para acordar todos os dias sorrindo, que nos faz suspirar e sonhar. É esse amor que nos faz pensar em cada detalhe de nossas vidas e até mesmo tomar grandes decisões.

Então, se você ama verdadeiramente e quer essa pessoa ao seu lado, quer ser feliz com ela, ter uma vida com ela, nem que essa pessoa seja apenas uma página de sua história, então não desista, passe por cada obstáculo que tem que passar e tente escrever essa parte da sua existência.

A vida não é tão longa tanto quanto desejamos que fosse, por isso não espere o tempo passar, não espere as coisas aparecerem e acontecerem. Simplesmente corra atrás dessas coisas e das pessoas que ama e seja feliz.

Nunca desista. Sonhe. Ame. Deseje. Corra atrás e assim, terá.


Gabriela Ribeiro.

2 comentários:

  1. assisti e adorei .
    assisti com minha madrinha e ela tambem amou
    sophie é uma menina bela linda e tambem muito esperta ...
    para mexer numa pedra ela encontrou uma carta e assim foi ler .
    decidiu escrever para a sechora cler .....
    o seu romeu vivia numa cidade distante e muito bela .
    entao sophie se separou de seu romeu e foi achar outro romeu.....
    o neto da senhora cler.......
    entao é isso eu adorei o filme simplismente o mellhor filme do mundo inteiro rsrsrssr.......
    xau xau para quem leu o meu comentário .......

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir