domingo, 10 de outubro de 2010

COMO ADQUIRIR UM VOCABULÁRIO “CHIQUE” PARA SE REFERIR A MODA?


        Como é chegar em uma loja e falar uma palavra difícil a qual somente algumas vendedoras tem o conhecimento (as vezes nenhuma tem!) ? Pode acreditar, é MUITO BOM! Para você que quer ter esse gostinho de ser uma pessoa requintada, haha, seguem dicas muito legais! Enjoy!

* PRE-A-PÔRTER mais conhecido como PRÈT-A-PORTÈR.
Para quem nunca ouviu falar, a palavra PRÈT-A-PORTÈR vem do francês 'prèt' (PRONTO) e a-portèr (PARA LEVAR)... Portanto 'prèt-a-portèr', em termos de moda, quer dizer isto mesmo, pronto para levar, pronto para vestir e usar, produção em série, para baratear o produto, comprar, levar e usar. Não há mistério...  
 
*Beatniks, ou Geração Beat: Rebeldia, jeans, camiseta e botas ou tênis, tudo muito básico.
*BodyBody suit: roupa colante, ajustada ao corpo, ressaltando os contornos.
*Vintage: peças de roupa atuais com fortes referências.
*Tafetá: tecidos lustrosos e armados, de seda ou poliéster, de trama fina e superfície com leve nervura no sentido da trama. É um dos mais antigos tecidos conhecidos pelo homem.
*Stone washed: aspecto de "usado" obtido em peças que passam por lavagem industrial com pedras ou enzimas.
*Príncipe de Gales: Variedade de xadrez cuja distribuição das cores e trama segue dados precisos.


*Poá: qualquer tipo de tecido com estampado com bolinhas.
*Plissado: série de pregas em um tecido sintético ou misto que foi submetido a formação de vincos pelo calor.Também conhecido como plissê, nome que tem origem no Francês.
*Patchwork: tecido composto por vários pedaços de outros tecidos, de aspectos ou de cores diferentes, costurados juntos. Semelhante a uma colcha de retalhos.
*Oxford: tecido tramado com um fio tinto e um fio cru, deixando um aspecto bicolor, sendo o fundo branco. Inicialmente, este tecido era composto de puro algodão, mas hoje também é fabricado com poliéster.
*Matelassê: enchimento de algodão colocado entre duas camadas de tecido e preso por costuras, formando tipos de estampas. Muito visto em acolchoados.





*Linha A: pode ser vista em saias ou vestidos. Começa no busto ou na cintura e vai abrindo até a bainha, lembrando a forma de um triângulo.

*Linha H:
ergue o busto e abaixa a cintura até os quadris, criando a barra que atravessa a letra H. Criada quando Dior lança sua coleção. Inicialmente, ela era mais usada à noite.

*Linha Império: usada em vestidos com decote reto e a cintura abaixo do busto.

*Linha Princesa:
vestido ajustado com pregas verticais, sem corte na cintura, com comprimentos variados e abotoamento na frente.
*Jogging: Agasalho conhecido antigamente como abrigo (calça e casaco) para fazer esportes.
*Lamê: tecido liso ou jacquard, utilizando em fios metálicos em sua trama, como ouro ou prata.





*Evasê: peça de vestuário que se alarga para baixo, em forma de cone, proporcionando movimento e leveza. Saias, basicamente.
*Furta-cor: que apresenta cor diferente conforme a projeção da luz.
*Drapeado: tecido que apresenta desenhos com efeitos de transparência, produzido a partir de produtos corrosivos que destroem a fibra.
*Corset: acessório que levanta o busto.
*Cotelê: listas em relevo e rasas, que se alternam.
*Chiffon: origina-se na palavra francesa que significa trapo. Tecido muito fino e transparente de seda ou de fibras químicas (poliéster ou poliamida), com fios. A palavra chiffon utilizada com o nome de outros tecidos denota leveza: crepe chiffon, tafetá chiffon, veludo chiffon...





















  Tomara que isso tenha enriquecido o vocabulário "modal" de vocês, haha, o meu enriqueceu MUITO ! Beeeeeeeijos.
@milenacortes, galera #DeuZebra.

Um comentário: