quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

10 trabalhos com moda

A cada dia que passa a moda vem ganhando seu espaço no mundo. Muita gente se interessa pelo mundo fashion e não sabe o quanto que pode investir nisso ! Se sonha em trabalhar com moda, não desista mesmo que tentem te desanimar. Se você realmente gosta e se interessa é só se dedicar, estudar bastante e você vai conseguir. Vamos conhecer então 10 trabalhos com moda e aprender tudo sobre eles :

1- Consultor de imagem (ensina a vestir) : O consultor de imagem é aquele que ensina a pessoa a se vestir, ele fala o que tá legal, o que precisa mudar e o que ficaria bom nela. Ele vai te dar dicas do tipo físico, cores, imagem, etiqueta e linguagem corporal. Além de orientar, ajuda também o cliente a descobrir seu estilo.
- O que é necessário : Como não existe curso superior, os cursos livres de consultoria de imagem e análise de cores ajudam com informações básicas para começar nesse trabalho.
2- Fotógrafo (retrata a moda) : O fotógrafo de moda não é apenas tirar fotos de modelos. Precisa ter noção de iluminação, composição de imagem, técnicas de trabalho corporal e um bom diálogo com o modelo. O fotógrafo precisa estar atualizado vendo livros, revistas, sites de moda e saber mexer no Photoshop.
- O que é necessário : Curso superior de fotografia é uma ótima aposta. Para começar é legal também virar assistente de um fotógrafo de moda experiente, além de cursos técnicos e livres.
3- Engenheiro têxtil (Cria e desenvolve os tecidos) : Engenharia no mundo da moda ? Sim, o engenheiro téxtil faz parte do processo de produção do tecido, do desenvolvimento do fio até o tingimento e acabamento. Também participa da engenharia industrial na manutenção, produção e controle de qualidade.
- O que é necessário : Faculdade de engenharia têxtil e cursos técnicos na área.
4- Modelista (constrói a roupa) : É quem transforma os desenhos do estilista em peças prontas. Quando prontas, ele decide qual os materiais que serão usados e constrói a primeira peça no papel ou num programa de computador. Depois de aprovado, ele adapta os moldes às numerações. Pode parecer um trabalho não muito glamuroso, mas o salário do modelista é geralmente maior do que o do estilista.
5-  Jornalista de moda (opina e informa) : O jornalista de moda pode escrever sobre todas as áreas : produção de tecidos, desfiles, aspectos econômicos. Precisa estar por dentro de tudo que está acontecendo pelo mundo e saber as tendências. Pode trabalhar em jornal, revista, site ou nun programa de televisão.
- O que é necessário : Faculdade de jornalismo, cursos e para se especializar faculdade e pós de moda.
6- Gerente de marketing (cuidam da marca) : São os responsáveis pela imagem de uma marca. Se o gerente de marketing acha que o estilo Rock' n' roll é o que vai pegar entre as meninas, toda a marca trabalha em cima dessa imagem mais roquinho. Mas pra chegar a essa conclusão, ele precisa estudar o estilo de consumidor que quer atingir, analisar o mercado e definir as estratégias de venda e comunicação.
- O que é necessário : Para exercer essa função, é bom fazer faculdade de marketing, administração ou negócios da moda. Para se destacar ainda mais, vale investir em cursos como gestão em moda.
7- Comprador (faz as pesquisas e as compras) : É o trabalho dos sonhos, passar o dia fazendo compras ! Mas um comprador é bem mais do que isso, ele escolhe e adquire o tecido mais legal para a nova coleção, a blusa que a marca deve vender e até mesmo o zíper certo para o jeans. E para isso ele visita fornecedores e feiras de moda. Sempre de olho nas novidades e no público da marca.
- O que é necessário : Além da faculdade de moda, precisa se especializar em negócios.
8- Stylist e produtor de moda (produzem desfiles, campanhas e editorias de moda) : é quem dá a cara da coleção. Por exemplo escolher uma de várias maneira de usar a blusa que o estilista criou. Ele define a maneira que tem mais a ver com a marca. E o produtor realiza as ideias do stylist. Corre atrás das peças e de tudo que é necessário para obter o melhor resultado. Deve ter boas relações com as marcas.
- O que é necessário : Faculdade de moda ajuda muito, mas você pode até adiantar um pouco estudando muito a história da moda e também da arte.
9- Figurinista (veste famosos e personagens) : Cria os looks que definem o estilo de um personagem, apresentador, cantor entre vários outros. Pode atuar em publicidade, cinema, teatro, novela e programas.
- O que é necessário : Faculdade de moda, estudar história da moda, entender sobre consultoria de imagem e procurar curos livres para se especializar em figurino.
10- Estilista (cria as coleções) : Muita gente acha que o mundo do estilista é cheio de glamour e que ele pode criar a peça que quiser. Mas na verdade antes de criar, o estilista rala muito. Define um tema para a coleção, faz pesquisas de formas, cores e materiais que serão usados. 
- O que é necessário : Curso superior em moda, cursos de aperfeiçoamento e a graduação.

Espero que essa postagem te ajude a decidir qual trabalho combina mais com você !
galera #Aideuzebra, @camillagomesb

8 comentários:

  1. "Espero que essa postagem te ajude a decidir qual trabalho combina mais com você !"

    Ajudou muito, amiga! Decidi fazer publicidade! kkkkkkkk
    Linda, ainda bem q vc está voltando com blog. Tá voltando, né?

    ResponderExcluir
  2. Entre esses gosto de estilista ou stylist!!
    Entra no meu blog e participa do concurso???
    youandmelikeasuperstar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Hey, I came across your blog on Fashiolista and really like it!
    Follow each other?

    ResponderExcluir
  4. Curti mto seu blog, cara!
    To ate ceguindo aki!
    Qd puder, conhese o meu tb!
    www.falonacara.com.br que vç vai rir mto tb!
    bjks e parabens!
    @Jenefercullen

    ResponderExcluir
  5. Eu estou no segundo ano de Jornalismo, entrei no curso na intenção de ser a proxima Fátima bernardes do JN hahahaha, mais tem um ano mais ou menos que comecei a conhecer mais sobre moda e hj tenho ctza que quero ser Jornalista de moda, pq amo amo amo demais...
    Blog lindo. amei (:

    ResponderExcluir
  6. Eu faço faculdade de moda na Holanda. É bem puxado, não tem nada de glamour. Acho importante dizer isso para as pessoas também. O que eu mais gosto é fazer o 'trendwatch' e 'fotoshoot'.
    Ja a parte de ser designer é BEM puxado. Montar coleção, do croqui a modelagem é um saco! Acho que não dou pra ser designer. hahaha

    http://blogdathay.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  7. e vc qual desses vc se identifica mais?

    ResponderExcluir